A maternidade, apesar de ser um momento especial na vida das mulheres, ao mesmo tempo que traz alegria e euforia, pode vir acompanhada de sentimentos não muito bons, como medo e insegurança. Para quem busca a reprodução assistida, esse processo pode ser ainda mais intenso, tornando-se extremamente delicado na vida da futura mamãe. Visto que em muitos casos ela requer alguns cuidados, entre eles, a alimentação.
Alguns estudos indicam que os hábitos alimentares podem estar relacionados às taxas de sucesso da fertilidade. A boa alimentação melhora a qualidade da vida em todos os seus aspectos, incluindo o peso e a qualidade do endométrio.
Durante o processo, alguns alimentos precisam ser substituídos, com foco para a melhoria de sua qualidade. Como, por exemplo, os carboidratos refinados, alguns testes já comprovam que o açúcar em excesso pode ser um dos vilãos para o insucesso de tratamentos de reprodução assistida. Por isso, o ideal é consumir grãos integrais e retirar o açúcar na adição de bebidas como café, chás e sucos.