Rua Joaquim Floriano, 101, Cj 404 Itaim Bibi - São Paulo
(11)2495-3608
contato@clinicacurci.com.br

Cólicas

Dra. Carolina Curci

Toda mulher já sentiu ou ainda vai sentir um quadro de dor no baixo ventre que incomoda bastante, muitas vezes até a deixa incapaz de realizar suas atividades do dia a dia.
Chamamos as cólicas de “Dismenorreia” um sintoma natural que na maioria das vezes acompanha a menstruação ou a ovulação. Essas cólicas e a tensão pré-menstrual representam uma das principais queixas das mulheres.
 
Existem dois tipos de cólicas: a Primária e a Secundária.
 
Na Cólica primária dizemos que o quadro já é próprio daquela mulher, pois é um sintoma que geralmente está presente desde a sua primeira menstruação, sendo assim mais leve e não desperta no médico muita atenção, pois na maioria das vezes não representa doença.
 
A Cólica secundária costuma estar relacionada a uma alteração no organismo como: Endometriose, Inflamações Pélvicas, Cistos, Miomas e outras massas.
Não há como saber quanto tempo irá durar a dismenorreia, é comum que ela aconteça antes da menstruação e fique mais forte durante o período de sangramento, como pode durar um curto período de tempo.
 
Os principais sintomas que podem acompanhar as cólicas são: enjoos, diarreia, vômitos, cansaço e dor de cabeça.
O diagnóstico é feito a partir da investigação das causas possíveis das cólicas. Algumas mulheres sentirão cólicas de leve intensidade, muitas vezes muito inespecífica, porém uma grande quantidade pode ter um quadro intenso com os sintomas citados e que muitas vezes sofrem limitações.
Exames mais específicos podem ser solicitados pelo seu ginecologista se necessário como: Ultrassonografia transvaginal, Tomografia computadorizada, Cultura de secreção da vagina entre outros.
De uma maneira geral manter hábitos de vida saudáveis auxilia na prevenção das cólicas. Alimentação balanceada, prática de atividades físicas e hidratação frequente são as formas mais fáceis de prevenção desse quadro.
É importante lembrar que os exames periódicos com seu ginecologista, são de extrema importância para que qualquer doença no seu estado inicial seja identificada e abordada de forma adequada, cuide-se!