Rua Joaquim Floriano, 101, Cj 404 Itaim Bibi - São Paulo
(11)2495-3608
contato@clinicacurci.com.br

A importância da atividade física para a saúde

Dra. Carolina Curci

A ciência já comprova que praticar exercícios físicos é um poderoso remédio capaz de melhorar a saúde e a qualidade de vida de quem pratica. Além de diminuir o risco de doenças
do aparelho cardiorrespiratório, exercitar o corpo também favorece aspectos emocionais, trazendo bem-estar, melhora da autoestima e aumento de energia para outras atividades do dia-a-dia.
Do ponto de vista estético, a prática constante de atividade física ajuda a perder peso (se combinado a uma alimentação saudável) e modelar a musculatura do corpo. Já sob o aspecto da mobilidade, tal hábito melhora a flexibilidade, a postura e a resistência muscular do praticante e a longo prazo, contribui para um envelhecimento com mais qualidade de vida.
Todas as formas de recreação e esporte que mantenham o corpo em forma e mais forte são consideradas atividades físicas.
No entanto, o ideal é combinar exercícios aeróbios (são aqueles de maior duração e menor intensidade desenvolvendo a resistência, capacidade respiratória e o condicionamento físico, como, por exemplo, caminhar, correr, pedalar, nadar e dançar) e anaeróbios (constituem movimentos de curta duração e de alta intensidade e, com isso, desenvolvem a força e a potência, entre eles, a musculação, ioga e pilates).
Desde que praticadas de forma constante e bem orientada, as atividades físicas só geram benefícios, sendo apontado como elemento chave para a longevidade, uma vida mais e saudável e feliz.
 
Veja algumas das vantagens do exercício físico:
 
1. Aumenta a disposição
Essa é a primeira mudança que um novo praticante de atividades físicas vai perceber: o aumento significativo da disposição durante as tarefas rotineiras. Ou seja, quem praticar exercícios físicos acorda mais disposto e não se cansar facilmente ao longo do dia.
 
2. Melhora o condicionamento
Além de queimar gordura, quem se exercita regularmente começa a notar uma definição gradual dos músculos trabalhados. Vale salientar, que há uma melhora no condicionamento mental quando passamos a gastar mais energia com exercícios e sendo assim, fica mais fácil se concentrar nas tarefas do dia a dia. Como consequência, a produtividade no trabalho e nos estudos aumenta consideravelmente.
 
3. Previne doenças
Muitas pessoas relacionam diretamente algumas doenças, como a diabetes, o aumento do colesterol e a obesidade. No entanto, mesmo uma pessoa magra não está imune a esses problemas. Isso acontece, pois essas doenças estão associadas ao sedentarismo e não ao peso.
 
4. Fortalece o organismo
A importância da atividade física também diz respeito ao fortalecimento do organismo. Além de deixar tendões e ligamentos mais flexíveis e a musculatura mais forte, é possível perceber também o fortalecimento no funcionamento do coração, do sistema respiratório e da imunidade.
 
5. Contribui para o bom humor
 
Quando a pessoa se exercita, há a liberação de substâncias neurotransmissoras, como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.
Isso não somente ajuda a combater a ansiedade e a depressão, como contribui para a melhora do humor, sendo um benefício que não pode ser ignorado.
Embora a prática da atividade física seja capaz de trazer muitas vantagens, vale ressaltar que é importante realizar uma avaliação médica antes de começar qualquer exercício. Uma vez que, além de avaliar o sistema cardiovascular, o exame médico é capaz de detectar patologias que possam dificultar ou interferir na realização das atividades.