A obesidade é uma doença prevalente em todas as fases da vida, porém sendo mais alarmante e prejudicial na infância. Na maioria dos casos a obesidade ocorre devido ao estilo de vida e consumo excessivo de alimentos ultra processados, gordurosos e repletos em açúcar.
A obesidade infantil está associada à puberdade precoce, desenvolvimento de patologias como síndrome do ovário policístico e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, colesterol elevado e outros distúrbios hormonais, visto que o excesso de gordura está diretamente ligado à produção desregulada de hormônios.
A puberdade é a época da vida onde tem inicio a evolução das características sexuais, na menina isso geralmente ocorre entre os 8 e 13 anos de idade e é percebido o desenvolvimento das mamas, pelos pubianos e consequentemente a menstruação. E no menino ocorre entre os 9 e 14 anos e é percebido, o aumento dos testículos, do pênis e pelos pubianos.
A puberdade que se inicia antes da época deve gerar preocupação e atenção dos pais. O pediatra deve encaminhar o paciente ao endocrinologista para que ele acompanhe a possibilidade de perda de estatura na vida adulta e toda a sua evolução hormonal e a possibilidade da criança vir a completar sua puberdade rapidamente, o que causa inconveniente de ter um individuo evoluído de maneira corporal e imaturo psicologicamente.