Rua Joaquim Floriano, 101, Cj 404 Itaim Bibi - São Paulo
(11)2495-3608
contato@clinicacurci.com.br

Síndrome de ovário policístico

Dra. Carolina Curci

A síndrome de ovário policístico, também conhecida e chama de SOP, é uma patologia que ocorre geralmente na idade fértil da mulher, caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos, acomete 1 em cada 15 mulheres.
O tratamento pode ser acompanhado e aliado de uma boa alimentação e atividade física, que melhora boa parte dos sintomas e possíveis doenças que ela pode trazer, como infertilidade, diabetes, aumento do colesterol, aumento o risco de doenças cardiovascular e triglicerídeo.
Mulheres com essa patologia geralmente apresentam maior gordura corporal, principalmente na região abdominal. A perda de peso resultante da mudança do estilo de vida favorece a queda dos androgênios circulantes, melhorando o perfil lipídico, diminuindo a insulina e regularizando a função circulatória.
Importante salientar que assim como toda doença de fundo hormonal as conseqüências são múltiplas, pois todos os processos metabólicos são interligados e o risco de agravações aumenta quando a paciente apresenta sobrepeso e obesidade.
Logo a paciente deve buscar entrar em seu peso ideal, mudar seu estilo de vida e deixar o sedentarismo de lado e fazer algumas alterações na alimentação para que desta forma os sintomas sejam mais bem controlados e os efeitos no organismo minimizado. Os cuidados alimentares são:

– Substituir alimentos industrializados e processados por alimentos naturais.
– Redução do consumo de alimentos ricos em gorduras.
– Incluir alimentos ricos em gorduras boas como: castanhas, azeites, peixes, dentre outros.
– Introduzir cereais integrais como arroz, macarrão, aveia, trigo e centeio.
– Consumir alimentos lácteos de boa qualidade e pouca gordura

Desta maneira você consegue controlar melhor os sintomas e ter uma ótima resposta ao tratamento.