Rua Joaquim Floriano, 101, Cj 404 Itaim Bibi - São Paulo
(11)2495-3608
contato@clinicacurci.com.br

Alimentação como aliada ao combate a menopausa

Dra. Carolina Curci

Com o passar dos anos na vida da mulher a vida reprodutiva vai indo embora, e boa parte delas sentem as manifestações dos hormônios bagunçados; Cerca de 80 % das mulheres sofrem com: ondas de calor (fogachos), suor intenso, libido diminuem bem, vagina fica ressacada. Há aquelas que ainda apresentam insônia e depressão. Esses sintomas correspondem ao período chamado climatério.
Diversos estudos apontam que a alimentação pode ser uma grande aliada com esses sintomas. Os grãos integrais, frutas, hortaliças são excelentes fontes de nutriente que podem auxiliar no tratamento e alivio dos sintomas.
 
A ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas e alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fito nutrientes.
Nessa fase principalmente o consumo de oleaginosas, vitamina C, se tornam necessárias para a síntese dos hormônios ovarianos. O selênio além de antioxidantes fortalece as funções cerebrais.
Deve – se ficar bem atento também a quantidade de cálcio da alimentação, pois o processo da menopausa afeta os ossos.
Com o fim do período fértil o organismo fica muito frágil e os alimentos atuam suprindo suas necessidades e “facilitando” a passagem por este período.