É caracterizada pela falta de controle na ingestão de algum alimento, a pessoa come grandes quantidades, mesmo estando satisfeita. Pode acontecer por diversos motivos: estresse, ansiedade, depressão, eventos, restrição alimentar. Infinitos são os motivos.
O que acontece é que isso afeta a saúde como um todo, geralmente, após os períodos de compulsão a pessoa sente culpa e isso gera muitas frustrações e acaba afetando a pessoa como um todo e as vezes isso se torna um ato repetitivo, que leva ao aumento de peso, baixa estima e por ai a lista também é grande!
E o que fazer? Vou deixar algumas dicas abaixo, mas cada caso é um caso e deve ser avaliado bem de perto!
Se a causa for estresse, precisa encontrar outra válvula de escape, meditação ajuda muito nisso!
Ansiedade ou ociosidade? É necessário avaliar bem. pois as vezes estamos parados sem fazer nada e vem aquela vontade de mastigar. Então se conhecer bem nesses momentos ajuda, se for ociosidade busque alguma coisa que você goste de fazer e distraia o pensamento. Acredite vai passar. No caso da ansiedade também vale, mente ocupada distrai das tentações.
Restrições: Falo isso direto nos meus posts, restrição gera compulsão. Se você gosta muito de alguma coisa não tire ela repentinamente da sua vida, diminua aos poucos! Por que você até aguenta a restrição por um tempo, mas quando você cede a ela, o estrago é bem grande.