8 sintomas de gravidez antes do atraso e como saber se é gravidez
Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo sem motivo aparente. No entanto, esses sintomas também podem ser indicativo de que o período menstrual está próximo.
Para confirmar que os sintomas são de fato indicativos de gravidez, é importante que a mulher vá ao ginecologista e faça exames de urina e de sangue para identificar o hormônio relacionado com a gravidez, o beta-HCG.
Sintomas de gravidez antes do atraso
Alguns dos sintomas que podem aparecer antes do atraso menstrual e serem indicativos de gravidez são:
- Dor nos seios, que acontece devido ao aumento da produção de hormônios, que leva ao crescimento das glândulas mamárias;
- Escurecimento das aréolas;
- Sangramento rosado, que pode acontecer até 15 dias após a fecundação;
- Inchaço e dor abdominal;
- Cansaço excessivo sem motivo aparente;
- Aumento da frequência para urinar;
- Prisão de ventre;
- Náusea.
Os sintomas de gravidez antes do atraso menstrual são comuns e acontecem devido às alterações hormonais que acontecem após a ovulação e fecundação, principalmente relacionada à progesterona, que aumenta logo após a ovulação com o objetivo de preservar o endométrio para permitir que exista a implantação no útero e desenvolvimento da gravidez.
Por outro lado, esses sintomas também podem surgir no período pré-menstrual, não sendo indicativo de gravidez. Por isso, no caso de surgirem esses sintomas, o melhor é esperar para que se confirme o atraso menstrual e sejam feitos exames para confirmar a gravidez.
Como saber se é gravidez:
Para que se tenha mais certeza de que os sintomas apresentados antes do atraso são de gravidez, é importante que a mulher esteja atenta ao seu período ovulatório, pois assim é possível verificar se há probabilidade de ter havido ovulação e fecundação pelo espermatozoide.
Além disso, para saber se os sintomas são de gravidez, é importante que a mulher vá ao ginecologista e faça exames que permitam identificar a presença do hormônio beta-HCG, que tem sua concentração aumentada na gravidez.
Um exame que pode ser realizado é o teste de gravidez de farmácia, que é indicado a partir do primeiro dia de atraso da menstruação e é feito através de uma amostra de urina. Como os testes de farmácia possuem sensibilidade diferente entre si, é recomendado que a mulher repita o exame após 3 a 5 dias se continuar apresentando sintomas de gravidez, mesmo que o resultado tenha sido negativo pelo primeiro exame.
O exame de sangue é normalmente o exame recomendado pelo médico para confirmar a gravidez, pois é capaz de informar se a mulher está grávida e de indicar a semana de gestação de acordo com a concentração do hormônio beta-HCG circulante no sangue. Esse exame pode ser feito 12 dias após o período fértil, mesmo antes da menstruação descer.